“não vos prendais ao jugo desigual com os incrédulos”. 2Co 6:14
Fala galera! Faz um tempinho que não escrevo para essa serie, mas já estou de volta. É a correria da faculdade (provas e trabalhos). Enfim espero que gostem desse artigo.
Esse assunto é bastante falado nas igrejas, mas parece que não é levado tão a serio quanto deveria ser. “Jugo desigual” esse é o tema que eu quero abordar de uma forma mais prática e contextualizada.
Que seria jugo desigual? Lembra daqueles bois que ficavam presos com um pau no pescoço e girando em volta de um negócio que parece um pião de madeira? Pronto. Só da certo se for dois animais da mesma espécie (bois ou cavalos) e não se misturar os dois! Porque as patas do cavalo são maiores que a do boi. Dessa forma ele vai andar mais rápido e o boi ficará para traz, e o cavalo ficará puxando e forçando seu pescoço.
Essa é a ideia que a bíblia passa sobre jugo desigual. Hoje em dia tem muitos jovens que não estão mais se preocupando com o que a bíblia diz. A galera ta avacalhando geral! Temor já é uma palavra pouco usada em nossa geração. A bíblia não é um livro de regras e ultrapassado, mas é um livro de princípios e vida. O maior desejo da nossa juventude é liberdade. Ter o poder de escolher o que fazer mesmo quando isso não lhe faz bem.
Uma das coisas que precisamos entender é que quando a bíblia diz: não vos prendais ao jugo desigual com os incrédulos, Não é por que Deus é mal e não quer a nossa felicidade.Ao contrario disso Ele quer o nosso bem e a nossa felicidade. O temor do Senhor não é ter medo de ir para o inferno ou ter medo de sofrer com um amor mal resolvido, mas saber que Deus tem o melhor para nossa vida. E aquilo que Ele diz: não faça! É justamente por que Ele conhece o futuro.
Tem muitas jovens procurando gato no mundo! E gato não combina com ovelha, por que gato arranha. A maioria das meninas da igreja é inocente em comparação com os rapazes do mundo. E essa conversa de dizer que vai namorar para ele se converter é perda de tempo e desculpa esfarrapada. A bíblia diz que somos luz. E como pode a luz se juntar com as trevas? Sempre quando chega a luz as trevas somem, e quando a luz não brilha as trevas tomam conta. É pura ilusão achar que os carinhas que não são evangélicos querem namoro serio e vão lhe dar o devido valor que você merece. Não vou ser hipócrita porque sei que até na igreja, para se achar um rapaz compromissado esta difícil!
Como jovens somos tentados em todos os aspectos, e por isso precisamos estar ao lado de quem tem os mesmo pensamentos que os nossos. Lembre-se do exemplo do boi e do cavalo.
Para ser ter um namoro sólido e estável é preciso estar ao lado de quem tenha os mesmo princípios que o seu, que tenha os mesmo objetivos. Não adianta estar ao lado de um homem lindo e rico se ele não está feliz com a sua decisão por Cristo. A maior qualidade que um homem deve ter é o seu temor a Deus e o seu compromisso. O cara pode ser um deus grego, mas se não for ovelha pode mandar correr! Porque é laço do diabo para te derrubar e te humilhar perante seus amigos e familiares.
Finalizando, espero que tenha sido claro o bastante a ponto de você entender que o melhor a se fazer quando não se sabe o que fazer, é esperar em Deus para obter Dele a resposta. Não adianta namorar só por carência ou comodidade. Mas é preciso ter sempre em mente que Deus tem o melhor para sua vida. Deus nunca lhe daria algo que pudesse atrapalhar a sua comunhão com Ele. Não se deixe levar pela pressão dos amigos ou pela ditadura da beleza que o mundo prega. Mas tenha algo em seu coração. Eu sou uma princesa do Senhor e não vou me deixar levar por qualquer marmanjo de conversinha mole. Vou esperar o príncipe que Deus tem para minha vida.
Até a próxima. @di3goribeiro
4 comentários:
Pois é, mano...muito bom o texto. A anaoligia de principe e princesa no final ficou meio cafona...heheheh, mas o importante, nesse caso, é o centro da mensagem que você quis passar. Tem uma amiga minha, cristã, que está se envolvendo com rapaz que não é cristão. Eu fiquei bastante triste com a situação dela, e ao mesmo tempo irritado por saber que ela conhece a Palavra e sabe que isso ainda não vai acabar bem. Certa vez eu dei o seguinte exemplo a ela: somos livres nas nossas escolhas. Deus não irá nos impedir de ficar com essa ou aquela pessoa. A situação é como se a gente estivesse de carro, atrás de uma carreta vagarosa, numa rodovia com forte neblina onde você mal enxerga o veículo da frente. A faixa no asfalto indica que é permitida a ultrapassagem. Você pode ultrapassar, é permitido, mas é por sua conta e risco, já que ao tentar ultrapassar a carreta você pode se chocar com outro veículo. Na situação de namoro com pessoas não cristãs, a Palavra recomenda que não nos coloquemos em jugo desigual. Logo, se decidirmos "ultrapassar", então é por nossa conta e risco. Na dúvida, eu diria: não ultrapasse, isso pode custar sua vida e a vida de outras pessoas. Abraço!
Esse seu deus aí é muito egocêntrico.
Gostei bastante do post. Tema muuuuuuuuuito atual! =)
Sem dúvidas um post maravilhoso e muito polêmico, pois além de tratar do melhor de Deus para nossas vidas no âmbito sentimental, fala sobre nossas decisões e escolhas, não só para as moças, mas claro que também para os rapazes, pois isso sempre é mais frisado para as meninas, porque infelizmente é mais frequente.
Como foi dito é questão de escolha e maturidade, principalmente espiritual, pois para cada decisão em nossas vidas há um resultado, então sim, devemos sempre colocar o Senhor em 1º lugar e medir se será viável e que consequencias isso pode trazer, além disso aconselho sempre aos jovens conversarem com seus pais, líderes e o Senhor lógico! Eu sou uma prova de que se eu não estivesse com um propósito firme diante de Deus talvez meu relacionamento não estivesse sendo tão abençoado. Nunca namorei alguém que não fosse seguidor do evangelho, mas meu futuro esposo,no início do nosso namoro ele não praticava a fé em Cristo, acredito que eu seja axceção, pois em vários casos o resultado é sempre desastroso. Eu em vários momentos cheguei a desistir, mas acreditei apenas em Deus e no verdadeiro amor que sentia por ele...hoje ele serve verdadeiramente ao Senhor há 2 anos, batizado, sua irmã para glória de Deus se rendeu aos pés do Senhor e seus pais já dãndo os primeiros passos. Assim eu cri, creio e continuarei crendo no Deus do impossível e próximo ano nosso sonho de casar dentro dos princípios do Senhor se realizarão em nome de Jesus! Obrigada pela oportunidade de poder nesse blog falar do que Deus fez referente ao tema acima em minha. Deus abençoe a cada jovem, suas mentes e seus corações, pois até mesmo dentro das igrejas devemos tomar muito cuidado com tudo que envolve sentimentos!
Postar um comentário