Nesse Sábado dia 18/07 falamos sobre a criação do universo e algumas afirmações evolucionistas, tentamos esclarecer algumas duvidas dos ouvintes do programa Semeando Avivamento, sabemos que não falamos tudo que o assunto requer, porém falamos aquilo que Deus coloco em nossos corações através dos seus servos Pb. Misael Arcanjo e Aux. Moura.
Estaremos postando aqui o estudo feito pelo Pb. Misael para os leitores e ouvintes da radio guardarem e estudarem com mais calma. Que Deus abençoe a todos em nome de Jesus.
Dc. Diego Ribeiro
TEORIAS DA CRIAÇÃO DO UNIVERSO: CRIAÇÃO E EVOLUÇÃO (Hb 11.3)
(Rm 11.33-36)
1) De onde provém a Terra? Como se formou o Universo?
Muito antes das teorias científicas sobre a origem do mundo, as religiões e as culturas do planeta já haviam dado resposta a estas perguntas.
A Bíblia sagrada, já no seu 1º livro canônico, Livro das Gênesis, escrito por volta do século XV a.C., trás um relato minuncioso sobre a criação do mundo. (Gn 1.1) “No princípo criou Deus os céus e a terra”.
As Teorias Modernas da Criação, sendo a mais divulda a Teoria da Evolução, foi iniciada pelo legado do cientista Charles Darwin, no século XIX da era cristã.
Essa teoria trás uma total controvérsia ao Criacionismo, que defente a doutrina bíbica da criação.
O que é ciência? É um ramos de estudo ligado a um corpo de verdade, apresentadas com fatos classificados sistematicamente, mais ou menos ligados e apresentados sobre leis gerais e que incluem métodos que possibilitem e a descoberta de novas verdades dentro do mesmo domínio.
Paradigma da ciência : Observação e experimentação
2) O que dizem as teorias Evolucionista e Criacionista? Qual a afirmação de cada uma?
O postulado do Evolucionismo diz que:
A matéria é sempre eterna e dela se origina todas as coisas, até as vidas mais complexas,
E o presente universo é resultado do “big bang” uma explosão que aconteceu a bilhões e bilhões de anos e que gerou tudo isso que vemos hoje,
E o processo é tão lento que não pode ser observado.
O postulado do Criacionismo diz que:
Existe um Deus que criou todas as coisas,
Houve um ato de criação e um tempo de criação,
Um agente externo e anterior ao universo – Deus,
Criou todas as coisas completas e acabadas.
3) Como saber qual das duas teorias é a verdadeira?
Calma!
Hoje em dia as pessoas estão muito focadas no conhecimento científico, isto é, só aceitam como verdadeiro algo que possa ser apurado e constatado pela ciência. E a metodologia usada pela ciência é a observação e o experimento.
Pois então!
Como há bilhões e bilhões de anos houve uma explosão se não tinha ninguém para ver? O que não pode ser observado e experimentado não pode ser ciência!
Pela revelação da mente engenhosa dos cientistas. Mas revelação não é método científico.
Por outro lado, Como sabermos que todas as coisas foram criadas por Deus? Pela revelação da sua Palavra. Mas já dissemos que revelação não é ciência.
4) Ora, se a revelação da Palavra (no Criacionismo) ou a revelação da mente dos cientistas (no Evolucionismo) não podem ser ciência, como saber qual dos postulados é o verdadeiro?
Nós poderemos saber através das evidências da natureza.
As principais leis naturais aceitas e comprovadas cientificamente nos orientarão neste saber:
1ª) LEI DA BIOGÊNESE. Vida somente provém de vida e que um organismo vivo provém de outro semelhante.
A 300 anos atrás achava-se que pedras em tempo de tempestade se transformavam em sapos, celeiros de milho se transformavam em ratos e carne apodrecida se transformava em vermes. Até que Pasteus e Red descobriram a lei da biogênese.
Submetendo as 2 teorias à lei da biogênese:
O Evolucionismo diz que a matéria inanimada e inorgânica produz vida e até formas complexas.
- Enquanto houver a lei da biogênese não pode. A matéria inanimado e inorgânica não pode produzir vida.
O Criacionismo diz que um Deus vivo criou seres vivos.
– Correto. (Gn 1.26) Façamos o homem a nossa imagem, conforme a nossa semelhança. – Está de acordo com a lei da biogênese em gênero, número e grau.
2ª) 1ª LEI DA TERMODINÂMICA – LEI DA CONSERVAÇÃO DA ENERGIA. A energia não pode ser criada nem destruída e que a quantidade de energia no universo é sempre a mesma, e que a energia pode assumir várias forma, inclusive transformar de uma forma para outra.
Submetendo as 2 teorias à lei da conservação da energia
O Evolucionismo diz que a energia ainda estar em expansão, em evolução.
- Se contradiz com a lei da natureza, porque a energia no universo é limitada. Não se está produzindo nem se perdendo energia.
O criacionismo diz que Deus fez todas as coisas completas e acabadas. (Gn 1.31, 2.1) E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom: e foi a tarde e a manhã o dia sexto. Assim os céus, e a terra, e todo o seu exército foram acabados.
- Perfeito! Não há qualquer discrepância com a 1ª lei da termodinâmica.
3) 2ª LEI DA TERMODINÂMICA – O universo caminha de níveis organizados para níveis cada vez mais desorganizados. Toda desordem de um sistema altamente complexo tende a fazer que esse sistema caminhe de maneira decrescente. Toda natureza estar em descendência.
Submetendo as 2 teorias à 2ª lei da termodinâmica
Os evolucionistas dizem que o universo caminha de níveis desorganizados para níveis cada vez mais organizados.
- O sistema do universo é descendente e não ascendente.
Os criacionistas defendem que Deus fez todas as coisas completas, acabadas e perfeitas. Mas quando o pecado entrou no mundo desarrumou o sistema. (Gn 3) E Deus disse: Quem te mostrou que estavas nu? Comeste tu da árvore de que te ordenei que não comesses?... Então o Senhor Deus disse à serpente: Porquanto fizeste isto, maldita serás mais que toda a besta, e mais que todos os animais do campo: sobre o teu ventre andarás, e pó comerás, todos os dias da tua vida. E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente: esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar. E à mulher disse: Multiplicarei grandemente a tua dor, e a tua conceição; com dor terás filhos; e o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará. E a Adão disse: Porquanto deste ouvidos à voz da tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei, dizendo: Não comerás dela: maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela, todos os dias da tua vida. Espinhos, e cardos também, te produzirá; e comerás a erva do campo. No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado: porquanto és pó, e em pó te tornarás.
- Perfeito! Deus fez tudo perfeito, quando o pecado entrou no mundo desorganizou o sistema.
4) LEI DA CAUSA E DO EFEITO – Nenhum efeito é quantitativamente maior e qualitativamente superior a causa. A causa é maior que o efeito.
Submetendo as 2 teorias à lei da causa e efeito
Os evolucionistas dizem que matéria inanimada causa vidas mais complexas (como é o caso do ser humano).
- Não pode. O efeito não pode ser maior do que a causa.
Os criacionistas: Deus grande, onipotente, onisciente, onipresente, eterno cria o homem com suas limitações. (Sl 8) Ó Senhor, Senhor nosso, quão admirável é o teu nome em toda a terra, pois puseste a tua glória sobre os céus! Da boca das crianças e dos que mamam tu suscitaste força, por causa dos teus adversários, para fazeres calar o inimigo e vingativo. Quando vejo os teus céus, obra dos teus dedos, a lua e as estrelas que preparaste; Que é o homem mortal, para que te lembres dele? e o filho do homem, para que o visites? Contudo, pouco menor o fizeste do que os anjos, e de glória e de honra o coroaste. Fazes com que ele tenha domínio sobre as obras das tuas mãos; tudo puseste debaixo dos seus pés: Todas as ovelhas e bois, assim como os animais do campo. As aves dos céus, e os peixes do mar, e tudo o que passa pelas veredas dos mares. Ó Senhor, Senhor nosso, quão admirável é o teu nome sobre toda a terra!
- Deus perfeito, a causa. O homem imperfeito, o efeito.
5) A teoria da evolução das espécies chegou a ser comprovada?
Não. Embora os livros didáticos, revistas e programas científicos na TV dão a impressão que todos aceitam a teoria da evolução como a mais adequada explicação das origens da vida, essa teoria nunca foi e jamais será comprovada.
Charles Darwin achou que mais pesquisas e o avanço tecnológico forneceriam as evidências que faltavam em sua época. Aconteceu o contrário. Quase 200 anos se passaram e as evidências mostraram-se mais e mais fracas. Kerkut, químico inglês, chegou a considerá-las não mais que uma hipótese funcional. Jerry Coyne, da Universidade de Chicago, acusou a teoria de alicerces teóricos e evidências experimentais fracas.
(Sl 14.1) Diz o insensato no seu coração: Não há Deus. (Rm 1.20) Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem, pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inexcusáveis.
6) Charles Darwin, no seu livro “a origem das espécies”, ele diz que a partir de registros fósseis, houve evolução de espécie, e que o homem e o macaco vieram de um mesmo ancestral. Isto é verdade?
Isto não procede. Pelos registros fósseis, formas de vidas mais complexas e antigas, dão origem a formas mais simples, o que é contrária a teoria da evolução, que diz que as formas antigas são mais simples e que as atuais são mais complexas.
Pelos registros fósseis também deveria existir as formas de transição das vidas antigas para as atuais. Por exemplo, das formas invertebradas para as vertebradas. Essas formas inexistem.
As formas humanas tidas como elo perdido entre o homem e o macaco não passaram e farsas.
OUTRA CONSIDERAÇÕES
1) CADA UM SE REPRODUZ SEGUNDO A SUA EXPÉCIE (gato só dá gato, cachorro só dá cachorro). Se tentar cruzar duas espécies diferentes, o ser que nascer não terá capacidade de reprodução (1Co 15)
2) OS REGISTROS FÓSSEIS. Os evolucionistas (Darwin) no seu livro a origem das espécies diz que, a partir de registros fósseis,
3) AS MULTAÇÕES causa desordem. Elas não evoluem, ao contrário faz as coisas decrescerem, involuirem.
4) O CÓDIGO GENÉTICO. Mendel conclui 1856, que características de uma espécie são transferidas para gerações futuras da mesma espécie. Está na Bíblia a mais de 2.000 anos: “cada espécie segundo a sua espécie”.
5) O PROJETO GENOMA HUMANO chegou a conclusão que todos os homens descente de um só, na áfrica ocidental. A Criação diz que Deus fez Adão e que dele descende toda humanidade.
6) A disposição da Terra em relação ao Sol está nunca distância propícia para que haja vida na Terra. Isto não obra do ocaso. Semelhantemente, a distância da Lua e a Terra (84.000 Km) faz com que a terra não seja inundada pelas marés altas. O universo é projeto de Deus incomparável.
7) O objetivo da teoria evolucionista é dizer que Deus não existe e que o universo é obra do ocaso. O criacionismo prova a existência de Deus e da Sua obra (Cl 1.16; Rm 1.20; Gn 1-14).
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Diego Ribeiro
Pesquisa
Link-Me
Links que recomendo
Mural de Recados
Radio Atalaia 98.7
Radio Atalaia 98.7 situada em Recife-PE. Toda Quarta Feira as 19:30 culto ao Vivo. Todo Domingo as 19:00 horas Culto ao Vivo.
Localidade do visitante
Tags
Reflexão
Missões
Novidades do Mundo Gospel
I.C.P.B
Sermão
Fotos
Semeando a palavra
Namoro Cristão
Testemunhos
Debate 93
Debate Semeadores
Papo Jovem
Promoções
SENEMI
Vida de Universitário
Video
AJOVEP
Resenhas
Canta Recife
Estudos
Frases
Parafraseando
Semeando Ideias
Ação Social
Biografias
Semeando Experiência
Seguidores
© Copyright Diego Ribeiro. All rights reserved.
Designed by FTL Wordpress Themes | Bloggerized by FalconHive.com
brought to you by Smashing Magazine
Nenhum comentário:
Postar um comentário