27 de outubro de 2011
Deus , o grande artista!
O artista é aquele que tem a capacidade de transformar algo comum e sem importância em algo carregado de beleza, valor e significado. Enquanto todos enxergam uma pedra, o escultor enxerga uma obra em potencial.
Deus é sem dúvida o maior de todos os artistas. A bíblia nos diz que no princípio de tudo, a terra era sem forma e vazia. E dessa matéria prima, Deus esculpiu com o poder da sua voz um lindo planeta, um grande jardim cheio de encantos para a humanidade. O que antes era sem forma e vazio agora anuncia as obras da mãos de Deus, como vemos no salmo 19. De forma semelhante, Deus cria o homem do pó da terra. Fomos feitos do Barro, do chão da existência.
No capítulo 18 de Jeremias Deus se compara a um oleiro que está moldando um vaso de barro, e no meio do processo o vaso se desfaz, então o oleiro torna a fazer do mesmo barro um novo vaso. Deus então pergunta ao profeta;
- Acaso não posso Eu fazer o mesmo com meu povo? Será que eu não posso remodelar a criatura que eu fiz com minhas próprias mãos do chão da terra?
Se de uma pedra sem forma, sem brilho e sem valor, um artista com tantas limitações, pode fazer algo tão belo, o que Deus, em nada limitado, não é capaz de fazer de você?
Você acha mesmo que Deus, o grande artista do universo não pode transformar você em alguém novo e cheio de graça? Não pode mudar sua vida e transformar o bruto no sofisticado?
Venha e seja a matéria prima de Deus!
Evangelizar na pós-modernidade
“Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra”. Atos 1:8
Pós-modernidade é um dos assuntos mais falados do momento. Um tempo de muitas mudanças e redefinições de termos, conceitos, posturas e fé. Quanto a evangelização, antes a principal forma de fazer era a proclamação, um discurso cheio de argumentos e provas, a mensagem era o centro e o “evangelista” era o agente. Agora, vemos uma dificuldade das pessoas em aceitar esse modelo. A forma é uma conversa e não um discurso, a mensagem é experimental e não o centro, o agente é um discípulo e não um “evangelista”.
Não podemos desprezar esse anseio nem ficarmos parados dando desculpas do tipo: “Essa geração não tem jeito”, “Vou continuar utilizando as mesmas técnicas do passado, o resto Deus faz…”. Sabemos que Deus pode realizar todas as coisas sim, porém, também é um Deus criativo e nos capacita a usarmos essa criatividade em favor de seu reino. Então, como evangelizar na pós-modernidade? Contar nossa história de vida ou experiência de transformação com a palavra de Jesus atende a esse anseio.
Precisamos aprender a fazer isso da maneira correta. Cansei de ouvir testemunhos ou experiências de pessoas que enfatizam um passado sem Jesus, como mais importantes do que a maneira que vivem no presente com Jesus. Nosso passado é importante, mas como ponte para a vida abundante do presente. O que leva alguém a Jesus é a sua própria palavra, apenas contada através de nossas vidas.
Para ajudá-lo preparamos um passo a passo de como testemunhar o que Cristo fez e está fazendo em sua vida, de forma relevante para a essa geração. Veja a sequência abaixo.
Primeiro passo: Pegue uma folha grande de papel com linhas e dobre no meio, marque a divisão das linhas folha em dois. Depois, volte a folha ao normal e na primeira linha da folha escreva a primeira pergunta: Como era a minha vida antes de conhecer a Jesus? Como eu agia antes de conhecer a palavra de Jesus? Fale sobre sua vida sem a orientação de Jesus, compartilhe seus caminhos, ações, amizades, erros, o que aconteceu de mais marcante e etc, porém, principalmente, quais eram os seus sentimentos em relação a situações ou pessoas. Quando compartilhamos os sentimentos, damos uma abrangência maior a nossa história. Responda até a marca no meio da folha.
Segundo passo: Na segunda metade da folha escreva a segunda pergunta. Como eu conheci a Jesus? Qual foi a maneira que a palavra de Jesus mudou o meu agir? Responda dizendo a forma sobre como conheceu a Jesus. Fale sobre o modo como a palavra de Jesus fez efeito em sua vida, porque mudou seu pensamento em relação ao pecado, qual foi a palavra na bíblia que fez você despertar? Fale sobre essa palavra bíblica. Compartilhe os pontos principais de como iniciou um relacionamento com Jesus ou como em alguma área voltou ao centro da vontade e do governo de Deus em sua vida.
Quarto passo: No verso dessa mesma folha, logo na primeira linha escreva a última pergunta. Como é minha vida hoje? Como eu me comporto hoje em relação a esse assunto? Responda a seguir. Esse é o aspecto mais importante de sua história. O seu presente! Escreva até o final da folha. Conte como você se relaciona com Jesus, como a mensagem do evangelho muda seu comportamento (arrependimento = metanoia no grego = meta=mudança + noia=mente = mudança de mente, de comportamento). Fale sobre os seus sentimentos hoje, como foram transformados pela palavra de Jesus. Você pode compartilhar milagres e momentos de fé que viveu com o Senhor e como ele tem agido nos grandes e pequenos detalhes de sua vida.
Quinto passo: Depois que você escreveu a história de sua vida ou uma experiência de fé. Leia, releia e corte os exageros, tire os termos complicados, o que chamamos de “evangeliquês”. Trabalhe bem os textos bíblicos que você mencionou para que a pessoa entenda o que está falando.
Sexto passo: Treine, conte para um irmão da igreja ou fale para o espelho até que esteja bem familiarizado com o que escreveu.
Lembre-se: Em geral falamos 150 palavras por minuto. Quando preenchemos nossa experiência dessa forma escrevemos em torno de 600 palavras, isso significa 5 a 6 minutos de conversa. Essa geração não está disposta a ouvir grandes conteúdos, não se preocupe com isso, se preocupe com a autenticidade de suas palavras e com as referências de como a palavra de Jesus atuou em sua vida, isso não pode faltar. Com esse recurso você pode preparar quantas experiências você quiser, desde a história de sua conversão, até as experiências de transformação que vivi ou viveu em sua caminhada com Jesus.
Desafio: Prepare sua experiência ou testemunho dessa forma, conte para um amigo que não conhece a Jesus e depois conte como foi aqui no site. Quero te ajudar nisso! Estou a disposição para dúvidas e para conversarmos sobre esse assunto. Seja uma testemunha de Jesus para as pessoas e colha os frutos.
Fonte: AMME Evangelizar
19 de outubro de 2011
Pregando na ICPB Água Fria - A fé que remove montanhas
Paz queridos, estive hoje pregando na ICPB Água Fria no culto de Primicias, e Deus falou de uma forma linda e muito simples. Vou esta postando o link da Mensagem para Download.
Click no link para fazer o download Pregação
18 de outubro de 2011
Outubro Rosa: salvar vidas é um dever de todos
O "Outubro Rosa" é um movimento internacional, que começou nos Estados Unidos e se espalhou pelo mundo, estimulando a participação da população, entidades, governos e empresas na luta contra o câncer de mama. As ações visam conscientizar sobre a importância da prevenção pelo diagnóstico precoce. A campanha ganhou mais visibilidade quando surgiu a ação de iluminar de rosa monumentos, prédios públicos, pontes, teatros, empresas etc, unindo o mundo através da cor e da imagem visual.
Segundo tipo de câncer mais frequente no mundo, o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, repondendo por 22% dos casos novos a cada ano. É uma doença que pode se manifestar de diversas formas e conhecer os sintomas auxilia no diagnóstico. O sintoma mais comum é o aparecimento de um caroço, que pode ser detectado por exames clínicos e mamografia. Embora seja curável, é uma doença grave e a detecção precoce aumenta em 90% as chances de tratamento e cura. No Brasil, as taxas de mortalidade ainda são elevadas, provavelmente porque a doença é detectada em estágios avançados - pela falta de informação da população.
Auxiliar as mulheres a detectar a doença - aumentando, assim, a chance de cura - é um dever de toda a sociedade. E não há forma mais eficaz de ajudar do que contribuir com a divulgação de informações e a conscientização. Portanto, além de aderir às campanhas na internet, mediante postagens em blogs, redes sociais e sites, é fundamental também lembrar de cuidar daquelas mulheres que estão ao nosso lado: mãe, tias, irmãs, amigas, avó, vizinhas, colegas de trabalho, esposa, primas...
Toda mulher acima de 40 anos ou mais deve procurar um posto de saúde para ter as mamas examinadas, uma vez ao ano. E as que possuem entre 50 e 69 anos devem se submeter a cada dois anos à mamografia. Todas as mulheres têm direito à mamografia a partir dos 40 anos, garantida pela Lei 11.664/2008.
Todos juntos contra o câncer de mama!!!
Daniele Barretto.
Consultora Política; Comentarista e Educadora Política
14 de outubro de 2011
A Fácil Arte de Falar em Público
Nos tempos atuais, toda atividade exige uma boa comunicação, tanto verbal como não-verbal. No meio acadêmico, o estudante cada vez mais se depara com disciplinas onde é necessário fazer a apresentação de diversas atividades, seja em sala de aula ou em um Auditório. Ao graduar-se, necessita apresentar-se para Bancas de Conclusão de Curso.
É bastante expressivo o número de alunos que trazem uma dificuldade e se preocupam de uma forma angustiante no momento em que terão que expor suas idéias em público.
Na etapa profissional, tem início a fase de procurar sua colocação no mercado de trabalho, se deparando com processos de entrevistas e dinâmicas de grupos, onde sua comunicação verbal e não-verbal será avaliada. Dentro das Organizações, é cada vez mais freqüente as apresentações em reuniões de projetos, bem como participação em processos de negociação, além de atendimento ao cliente e vendas.
Também poderá ser necessário ministrar palestras em Seminários internos e e externos. Dessa forma, cada vez mais torna-se imprescindível o aprendizado da arte de falar em publico.
“Quem não se comunica se estrumbica”, já disse há muitos anos atrás o saudoso Chacrinha (Abelardo Barbosa), um verdadeiro mestre em Comunicação Oral. Qual era o grande segredo desse gênio da comunicação verbal? Vamos relembrar algumas de suas características principais que podem ser colocadas em prática por qualquer pessoa que queira conquistar a atenção e obter sucesso em sua apresentação.
1) Naturalidade: Chacrinha agia sempre com naturalidade, mesmo que isso pudesse parecer ridículo para algumas pessoas. Ele não tinha, em nenhum momento com a sua fala, o compromisso de acertar 100%. O que as pessoas achavam dele não interferia em momento algum nas suas apresentações.
2) Bom Humor: Encontramos todos os dias pessoas que estão sempre passando a sensação que o mundo todo brigou com ele. Não são capazes de usar o bom humor em sua comunicação. Chacrinha usou e abusou dessa qualidade em todas as suas falas, e quem se lembra de suas aparições na TV, deve-se recordar do quanto ele sorria para a platéia, para os artistas. O sorriso e o bom humor são as chaves que abrem todas as portas necessárias a uma boa comunicação.
3) Empatia: Uma das ações mais importantes nas relações interpessoais e na comunicação é a capacidade de nos colocarmos no lugar do outro. A empatia produz uma aproximação mágica entre as pessoas. O grande mestre da comunicação da TV Abelardo Barbosa, sempre demonstrou essa qualidade, quando se posicionava perante os outros de uma forma empática, tranqüilizando, brincando, sendo amigo e muitas vezes se emocionando com alguém que conquistasse uma vitória ou até mesmo uma derrota em seu programa.
4) Autenticidade: Apesar de suas roupas extravagantes, próprias de um personagem criado, Chacrinha jamais deixou de sero. Autêntico Naturalmente expansivo, alegre, irreverente e carismático, nunca se deixou levar pelo julgamento dos outros. Ele não foi apenas um bom comunicador, foi uma grande pessoa em sua plenitude na arte de encantar o público com sua arte de falar.
Portanto, mãos à obra e lembre-se: QUER TER SUCESSO? Comunique-se com o mundo!
Por Maria do Rosário Martins da Silva
8 de outubro de 2011
A Missão
De tudo o que nos impele à obra missionária,
a maior motivação não é,
nem a obediência à Grande Comissão
(apesar de toda a sua importância),
nem o amor aos pecadores que estão alienados e perecendo
(por mais forte que seja este incentivo,
principalmente diante da ira de Deus…),
mas sim o zelo
- zelo ardente e cheio de paixão -
pela glória de Jesus Cristo.
Para dizer a verdade,
muitas “evangelizações” não passam de uma forma
levemente disfarçada
de imperialismo,
quando, ao realizá-las,
o que ambicionamos mesmo é
honrar a nação,
a igreja,
a organização
ou
a nós mesmos.
Contudo, só existe um imperialismo cristão,
e é aquele que visa a honra de Sua Majestade Imperial
Jesus Cristo,
bem como
a glória do seu império
ou reino.
- John Stott em Romanos, Editora ABU p. 55
7 de outubro de 2011
Simples Assim.
Fiquei pensando num montão de coisas essa semana. Leio tantos absurdos no Twitter e em blogs, vejo tantas discussões sem propósito e percebo o quanto algumas pessoas querem dificultar o entendimento de algo tão simples.
Qual o impacto de um encontro verdadeiro com Jesus na vida de uma pessoa? Fui analisar duas diferentes passagens em que há o relato sobre o encontro de duas pessoas com o Mestre.
A primeira foi a mulher adúltera que foi levada até Ele pelos escribas e fariseus. Esses diziam: “Mestre, esta mulher foi apanhada, no próprio ato, adulterando, e na lei nos mandou Moisés que as tais sejam apedrejadas. Tu, pois, que dizes?”
É uma história muito conhecida, e acredito que todos sabem o final. Mas vamos observar algo: Jesus não a condenou como todos esperavam do contrário. Ele confrontou todos aqueles homens perguntando se nenhum deles havia cometido pecado. Acaso eram santos? Quem poderia apedrejá-la depois de tamanho constrangimento? Todos eles lançaram fora suas pedras e foram embora.
Jesus com todo o Seu amor olhou para aquela mulher e disse: “Mulher, onde estão os teus acusadores? Ninguém te condenou? E ela disse: Ninguém, Senhor. E disse-lhe Jesus: Nem eu também te condeno; vai-te, e não peques mais”.
Notem que Jesus não a condenou, mas disse para ela não pecar mais. Isso não quer dizer que ela viraria santa. Continuava pecadora, mas, naquele momento, deixava de ser adúltera. Um grande amor, e uma simples frase: “Vai-te, e não peques mais”.
A segunda pessoa foi o chefe dos publicanos, Zaqueu, que, por muitos anos, roubou o povo cobrando impostos indevidos. Mas Zaqueu sabia que Jesus estava ali perto, e quis ir vê-lo. Acho eu que nem ele mesmo sabia o porquê, mas em seu coração ardia esta vontade.
Enquanto o povo estava alvoroçado, Jesus surpreendeu a todos chamando aquele ladrão publicano pelo nome e dizendo: “Zaqueu, desce depressa, porque hoje me convém pousar em tua casa". Alguém consegue imaginar a surpresa do publicano Zaqueu e de todas aquelas pessoas?
Ele era um homem decidido, e de tão maravilhado com aquele inesperado encontro, nunca mais quis ser o mesmo. Ao nos depararmos com Jesus, o Verbo encarnado, é muito difícil continuar sendo a mesma pessoa.
Foi assim com Zaqueu, que, após esse inesperado encontro, resolveu restituir todas as pessoas que roubou durante todos aqueles anos. E disse Jesus: “Hoje veio a salvação a esta casa, pois também este é filho de Abraão, porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido”.
Nas duas situações, as outras pessoas parecem não ter gostado muito da decisão de Jesus. Mas Ele é assim, sempre surpreende a todos com Seu imenso amor, e Sua misericórdia. Um encontro, e automaticamente duas vidas são transformadas.
Por que dificultamos tanto as coisas? Por que usamos de filosofias e palavras difíceis para explicar o que é tão simples? Não há como ser a mesma pessoa depois que nos encontramos com Cristo. Ele nos constrange nos transforma. Continuamos pecadores, porém pecar nos é dolorido. Não somos mais prisioneiros, a não ser que o amor ao pecado seja maior que o amor ao Senhor Jesus Cristo que um dia nos resgatou.
Então, se alguém diz ser discípulo de Jesus, mas não há em sua vida frutos de arrependimento, nem mudança, não houve um encontro verdadeiro com Cristo. Lembrando que a transformação do caráter é um processo gradual, dia após dia vamos sendo tratados, porém o arrependimento por ser quem fomos e somos é imediato. Simples assim.
Assinar:
Postagens (Atom)
Diego Ribeiro
Pesquisa
Link-Me
Arquivo do Blog
-
▼
2011
(122)
-
▼
outubro
(10)
- Deus , o grande artista!
- Evangelizar na pós-modernidade
- Pregando na ICPB Água Fria - A fé que remove monta...
- Outubro Rosa: salvar vidas é um dever de todos
- A Fácil Arte de Falar em Público
- A Missão
- Simples Assim.
- A suficiência da Bíblia e os tipos de estudiosos, ...
- 2º Conferência Missionaria
- Billy Graham:10 conselhos para os jovens resistire...
-
▼
outubro
(10)
Links que recomendo
Mural de Recados
Radio Atalaia 98.7
Radio Atalaia 98.7 situada em Recife-PE. Toda Quarta Feira as 19:30 culto ao Vivo. Todo Domingo as 19:00 horas Culto ao Vivo.
Localidade do visitante
Tags
Reflexão
Missões
Novidades do Mundo Gospel
I.C.P.B
Sermão
Fotos
Semeando a palavra
Namoro Cristão
Testemunhos
Debate 93
Debate Semeadores
Papo Jovem
Promoções
SENEMI
Vida de Universitário
Video
AJOVEP
Resenhas
Canta Recife
Estudos
Frases
Parafraseando
Semeando Ideias
Ação Social
Biografias
Semeando Experiência
Seguidores

© Copyright Diego Ribeiro. All rights reserved.
Designed by FTL Wordpress Themes | Bloggerized by FalconHive.com
brought to you by Smashing Magazine